8 de maio de 2018
Tomar mais água pode ajudar o raciocínio nos estudos
Você já tomou água hoje? Um estudo britânico realizado em uma parceria entre as universidades de Westminster e East London sugere que o líquido traz mais benefícios do que você pode imaginar – inclusive para o seu desempenho na rotina de estudos.
A pesquisa, realizada em 2012, avaliou resultados da observação do comportamento de alunos do curso de Psicologia em East London.
Veja mais sobre a pesquisa, bem como sobre sua atualização recente e saiba como tomar mais água pode ajudar o raciocínio nos estudos.
Desempenho em avaliações
O principal foco do estudo está na observação dos resultados de 447 alunos de Psicologia da Universidade de East London em uma avaliação, além do seu comportamento na realização da mesma.
Do total de estudantes, 25% entrou na sala com uma garrafa de água. Entre os alunos que carregaram água consigo, aqueles com mais tempo de curso (já no segundo ano) foram a maior parte.
Com uma análise que levou em conta o histórico de cada estudante e o seu desempenho na avaliação observada, o estudo calcula que aqueles que levaram água tiveram resultados 5% melhores, na média.
Os alunos do primeiro ano foram os que apresentaram o maior impacto: o aumento nas notas foi de 10%. Assim, a conclusão do estudo sugere que a divulgação sobre a importância do consumo seja mais direcionada aos calouros.
Observação mais recente
Em 2017, os mesmos pesquisadores britânicos realizaram outro levantamento científico que propõe que 300ml de água ajudam a melhorar em 25% o período de atenção.
A metodologia envolveu a aplicação de testes de memória e atenção em jovens em três momentos: sem tomar água, tomando 25ml e tomando 300ml.
Os benefícios:
Os resultados de ambos os estudos discutem a importância dos efeitos da água em funções cognitivas, além do caráter essencial da hidratação nas funções cerebrais e corporais.
Na visão de alguns dos pesquisadores, o impacto fisiológico do consumo de água é até mais profundo e influencia fatores como a ansiedade, normalmente responsáveis por grandes dificuldades em provas e avaliações.
Fonte: Universia