Pular para o conteúdo

Tempo: inimigo ou aliado?

29 de julho de 2019

Muitas pessoas reclamam sobre não conseguir dar conta de suas funções no trabalho. Afinal, como fazer o tempo deixar de seu inimigo e virar seu aliado?




Muitas pessoas reclamam sobre não conseguir dar conta de suas funções no trabalho. Por conta disso, acabam se estressando, ficam com um mau desempenho, entregam tarefas atrasadas. Esse cenário afeta o humor, gera sobrecarga e baixo bem-estar. Afinal, como fazer o tempo deixar de seu inimigo e virar seu aliado?

Segundo Cristina Fonseca, coach e consultora da Competência no Desenvolvimento Humano, existem algumas técnicas para ajudar o colaborador a se organizar e a administrar sua carreira e vida pessoal.  “Em primeiro lugar, é fundamental buscar uma mudança e tomar essa iniciativa. Os melhores empreendedores conseguem fazer um bom gerenciamento para aproveitar cada minuto das 24 horas”, aponta.

Ainda de acordo com a especialista, o ideal é fazer o planejamento do mês. Assim, você já adianta tudo e apenas tem de enfrentar imprevistos e assuntos de último instante. Para isso, Cristina separou algumas dicas para lidar melhor com essa situação: 

1. Urgente x importante: saiba diferenciar os dois conceitos. O primeiro se refere às obrigações para serem feitas imediatamente, enquanto o segundo trabalha com prazos. 

2. Execute uma atividade de cada vez: mantenha o foco em apenas um afazer e só parta para outro, quando finalizar totalmente o anterior. 

3. Faça uma agenda: seja física ou on-line, ter em suas mãos todas as suas tarefas marcadas, poupará aquela preocupação e pendências na cabeça.

4. Saiba priorizar: coloque em primeiro lugar determinadas funções.

Para a estagiária Marcia Santos Duarte, a atenção e dedicação são pontos fundamentais para a sua produtividade. A jovem sempre tenta adiantar seus afazeres, para se preparar para contratempos. “Uma vez precisei ajudar outras pessoas e resolver algumas emergências. Deixei obrigações para depois, mas não me prejudiquei”, conta.

Portanto, caminhar lado a lado com o tempo fará dele um grande aliado, boa sorte!

Comentários

Comentários