Pular para o conteúdo

Técnicas de redação: 5 dicas que vão ajudar você a passar no vestibular.

3 de julho de 2019

Organizar suas ideias no papel pode não ser uma tarefa tão simples assim, mas também não é impossível. Neste post você vai conhecer 5 dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de escrever a sua redação. Confira!




Conheça algumas técnicas de redação

Fazer uma boa redação e garantir uma excelente nota é o que todo bom estudante quer, mas também é um dos seus grandes desafios. Para isso, é preciso muita prática e, portanto, começar a treinar um bom tempo antes do vestibular.

Embora algumas pessoas tenham mais facilidade para escrever, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde que haja motivação e dedicação. Independentemente da sua idade, a bagagem cultural que você carrega pode facilitar (e muito) a escrita sobre alguns assuntos.

Na hora de organizar seus estudos, não deixe de incluir um tempo para a redação no cronograma. Com as dicas a seguir, ficará mais fácil escrever seus textos.

1. Leia muito

Para conseguir uma boa escrita, é essencial ter o hábito de ler. É durante a leitura que o cérebro reconhece e se apropria da estrutura da língua. Por meio dela, também ampliamos nosso vocabulário e conhecemos expressões novas. Além disso, nos mantemos em dia com as notícias e assuntos da atualidade — que costumam ser temas de redações em vestibulares.

2. Faça uso de dados

Para dar mais credibilidade ao que você afirma na sua tese, apresentar dados e informações atuais é fundamental. Cite exemplos ou casos e mostre que você sabe sobre o que está falando. É claro que, para isso, você precisa saber mesmo!

Mais uma vez, entra a importância de ler jornais e revistas variados, que tenham diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Também vale contar com sites de notícias confiáveis da internet.

3. Crie uma boa conclusão

Essa é uma das principais partes da redação e existe uma estrutura própria para que seu texto seja encerrado de maneira forte e com propriedade. A conclusão deve retomar o tema de forma rápida, fazer uma breve relação das ideias apresentadas no desenvolvimento e propor uma intervenção.

4. Releia o que escreveu

Nada de terminar de escrever e já começar a passar sua redação a limpo. Não tenha pressa nessa hora. Tire um tempo para reler o que você escreveu e, durante essa releitura, procure encontrar repetições de ideias e errinhos que passaram despercebidos. Só então passe a limpo, ok?

5. Capriche na caligrafia

De nada adianta escrever um supertexto se o corretor não conseguir entender o que você escreveu. Ele não perderá tempo tentando decifrar sua letra, então, capriche! Se esse não é seu ponto forte, comece a praticar antes para conseguir um bom resultado na hora da prova.

Não é à toa que ter o hábito da leitura é a primeira das dicas. Como você viu, ela é a base para uma redação de qualidade. Então, dê uma atenção especial a ela e escreva, pelo menos, um texto por semana.

Também é importante ter alguém que corrija e comente suas redações para deixá-las cada vez melhores. Depois, é só controlar o nervosismo e aplicar essas técnicas de redação na hora da prova. Com muito estudo e empenho, você consegue alcançar seu objetivo.

Comentários

Comentários