4 de fevereiro de 2022
Saiba como funciona o trancamento de matrícula
Diversos fatores podem levar à necessidade de trancamento de matrícula, como imprevistos, mudanças na rotina, problemas pessoais, entre outros. No entanto, é preciso entender como se dá todo esse processo.
Muitos alunos têm dúvidas com relação ao prazo, documentos e procedimento necessários para trancar a faculdade. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para responder às principais perguntas sobre o tema. Acompanhe para saber mais!
Em qual momento é possível solicitar o trancamento da matrícula?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o trancamento da matrícula interfere no tempo que você vai levar para concluir o curso. Consequentemente, essa é uma escolha que impacta diretamente os seus planos pessoais e profissionais. Por esse motivo, é importante refletir bastante sobre essa decisão.
Caso você tenha certeza sobre a escolha, é necessário fazer a solicitação dentro do prazo determinado pela instituição de ensino. Geralmente, o trancamento do curso só pode ser realizado após ter cursado dois semestres, mas as regras variam de faculdade para faculdade.
O que vou precisar para solicitar o trancamento?
Para a solicitação, é necessário preencher um formulário com os seus dados pessoais e acadêmicos. Além disso, a instituição pode pedir que você justifique a escolha e, dependendo da situação, pedir uma cópia de alguns documentos.
É importante que os papéis enviados sejam devidamente assinados, tanto por você quanto pela faculdade. Nesse contexto, é necessário entrar em contato com a instituição de ensino para solicitar também a assinatura da coordenação do curso.
Por quanto tempo é possível deixar o curso trancado?
Cada instituição determina o período em que o curso pode permanecer trancado. Caso o trancamento se estenda ao prazo definido, o vínculo do aluno com a faculdade é encerrado.
Afinal, trancar a matrícula significa que o estudante está apenas solicitando um afastamento temporário, mas tem a intenção de continuar os estudos, quando for possível. Vale ressaltar também que, nesse período, a obrigatoriedade do pagamento das mensalidades é suspensa.
Além disso, se o motivo do trancamento for o interesse de transferência para outro curso ou para outra instituição de ensino, pode ser necessário fazer o cancelamento da matrícula para dar sequência ao processo, principalmente nos casos em que o aluno faz uso de recursos como o Novo FIES ou Prouni.
Como fazer a solicitação de trancamento de matrícula?
Para solicitar o trancamento de matrícula, é necessário entrar em contato com a instituição. Algumas delas oferecem a possibilidade de dar início ao processo por meio do portal do aluno, de forma online. Para destrancar a faculdade, a regra é a mesma: basta fazer a solicitação e enviar os documentos que foram pedidos.
Como você pôde perceber, o trancamento de matrícula é um processo simples, que pode ser realizado por qualquer aluno. No entanto, contar com uma instituição de ensino de qualidade ajuda a evitar dores de cabeça e complicações, porque o atendimento da faculdade faz toda a diferença para tornar esse momento mais tranquilo.
Este post ajudou você? Então, continue acompanhando mais conteúdos desse tipo. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!