Pular para o conteúdo

Pós-graduação como diferencial no currículo

28 de agosto de 2019

Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, os profissionais buscam diferenciais para conseguirem se destacar. Um deles é a pós-graduação, uma opção que pode ser útil de outras maneiras. Quer saber mais? Então leia esta matéria!




A formação extra pode fazer toda a diferença na carreira. De acordo com levantamento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), quem concluiu um curso de pós-graduação tem mais oportunidades profissionais no Brasil. Em 2014, quase 75% dos doutores titulados e 65% dos mestres estavam empregados. 

Pensando nisso, o aluno Gabriel Bruno quer  investir na especialização. “Na minha área, Engenharia Química, tem aberto muitas vagas nos setores de qualidade e gestão, então um conhecimento adicional nesse sentido com certeza deve aumentar a competitividade do candidato”, explica. O salário também é um fator de atração. O estudo do CGEE apontou a diferença de remuneração: enquanto a renda média do brasileiro é de R$ 2.449,00, um doutor ganha R$ 13.861,00 mensais.

Guto Jardim, gestor de seleção na Quintessa, decidiu estudar mais para ter possibilidades de mudança de rota. “Concluí a faculdade de Relações Internacionais e fiz pós em Gestão de Marketing. Eu estava trocando de carreira e a formação foi importante para me conceder as ferramentas necessárias”, conta. Para ele, o ideal é fazer um planejamento de acordo com os objetivos da pessoa. “A atividade deve  vir acompanhada com um plano de 3-5 anos. Assim você não corre o risco de desistir, além de tê-la alinhada aos seus propósitos”, recomenda. 

Para a consultora de RH Daiane Ferreira, a ação deve ser pensada e calculada. “Depende muito do interesse e da necessidade da pessoa. Não é fácil, pois há um investimento financeiro e também um gasto de tempo. Porém, vale a pena”. Ela deixa dicas para quem deseja iniciar uma especialização:

1. Busque um tema de seu interesse.
2. Analise as condições financeiras e a disposição de tempo para a tarefa.
3. Dedique-se e planeje os estudos para não trancar o curso.
4. Coloque em prática o conhecimento adquirido em aula, assim, você aprende na prática.

Seja para se destacar no mercado ou tentar novos caminhos, vale a pena continuar o aprimoramento depois de terminar o ensino superior. Porém, o formando deve avaliar se a tarefa é pertinente para o seu momento atual e futuro. Os acadêmicos de pós também podem estagiar e adquirir mais experiência. Cadastre-se ou atualize seu currículo em nosso site para ver as vagas disponíveis. Bons estudos!

Fonte: Nube

Comentários

Comentários