30 de janeiro de 2019

O que tirar de um bom feedback negativo?


Segundo Mariana Torres, designer de vida e carreira, do Rio de Janeiro, naturalmente, temos dificuldade de olhar para dentro de si. “Sem conhecimento e identificação dos nossos talentos e obstáculos, não investimos nos pontos corretos para nos aperfeiçoar e não enxergamos as ferramentas certas para esse mesmo fim”, explica.

Isso só será possível com o autoconhecimento. Contudo, o feedback de alguém também pode ajudar nesse processo, seja ele positivo ou negativo! “Toda conversa informal pode gerar um aprendizado sobre nós”, afirma a coach. Contudo, um diálogo mais formal, por exemplo, com um líder e um colega de trabalho, costuma ser temido.

“Não é fácil escutar, pois temos a crença ilusória: devemos saber fazer tudo e não podemos errar”, explica. Para tirar o melhor proveito da conversa, Mariana aconselha a ouvir com atenção, não demonstrar resistência, entender o porquê, perguntar mais detalhes e questionar como pode melhorar os comportamentos Além disso, é fundamental saber perdoar as falhas, respeitar o seu estado de desenvolvimento e estar disposto a aprender.

Larissa Aparecida é estudante de publicidade e propaganda e teve receio de receber uma devolutiva. Contudo, apesar do desconforto inicial, essa experiência foi essencial para sua jornada. “Fiquei um pouco magoada, mas após analisar a situação, percebi a chance de fazer algo diferente”, conta. Ela, então não desperdiçou a oportunidade e hoje, enxerga esse retorno como algo construtivo. “Mudar e corrigir as coisas não é ruim, o pior é permanecer no mesmo lugar e não evoluir”, afirma.

A princípio pode parecer difícil, mas com o tempo, você vai encarar esse momento com outros olhos. “Aproveite essa possibilidade de aprimorar seu autoconhecimento para alavancar seu desenvolvimento pessoal e, quem sabe, até sua carreira”, finaliza Mariana.


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos