2 de março de 2020

Marketing digital: carreira do futuro


Antes de tudo, é preciso compreender o conceito dessa carreira. Em linhas gerais, são estudos e ações voltadas para promover e valorizar marcas e produtos, porém por meio do ambiente virtual. Kinho Mangerona, pós-graduado em Marketing e Gestão de Negócios e um dos fundadores da agência Bowie, define a atividade como: “o futuro para formados em comunicação. Marketing é visto como um conjunto de estratégias capazes de envolver relacionamento, conteúdo e captação. Com o digital, é possível entender todo o processo de um cliente.”

Essa inovação foi propiciada graças ao aumento do uso e acesso à internet. Boa parte da população já utiliza mecanismos tecnológicos na hora de consumir. De acordo com dados coletados pelo programa de pesquisas, NZN Intelligence, 74% dos indivíduos preferem fazer compras online.

Além disso, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, segundo pesquisa realizada pela agência Iron Paper. Por isso, se adaptar a esse cenário é fundamental às corporações. Para Mangerona, “é a espinha dorsal de qualquer empresa, por onde entram os consumidores, se cuida dos atuais e cria um ecossistema saudável com o objetivo de mantê-la atual e forte.”

As possibilidades de atuação são diversas e a média de bolsa-auxílio oferecida aos estagiários da área é de R$ 1.224,10, de acordo com a “Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2018” realizada pelo Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios. Educandos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e formações correlatas aprendem na faculdade a utilizar diferentes plataformas da web.

O profissional da área será responsável por administrar redes – como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin -, produzir materiais para blogs, sites, e-mails e pensar em métodos de desenvolvimento das marcas. Mangerona aponta algumas das principais funções: “Análise de canais digitais, planejamento, criação de cronogramas, estudo do mercado e da concorrência. Em primeiro lugar, o estudante precisa gostar muito de ler e se renovar. Conhecer novas ferramentas e técnicas é importante. É uma carreira atraente para quem curte estar por dentro das atualidades.”

Pessoas com perfil analítico, dinâmico e criativo como David Lima, 20, aluno de Publicidade e Propaganda se atraem pela oportunidade de reunir experiências modernas e aspectos tradicionais da comunicação. “O mais interessante é a liberdade de criar e inovar. Além de permitir o contato com o público e novas tecnologias”, afirma.

Lima também investe em cursos extracurriculares buscando potencializar sua capacitação. Atualmente, trabalhando como estagiário em um Fundo de Investimentos optou por estudar Técnico em Computação Gráfica concomitantemente à graduação. “Se eu pudesse dar um conselho ao ingressante, é se atualizar constantemente. Fazer aulas para conhecer ferramentas, ficar de olho nas tendências do ramo, desenvolver a criatividade e principalmente, não ter receio de errar e inovar.”

Já a Analista de Mídia, Thaís Ynaê, 24, incentiva o jovem a buscar oportunidades na área desde cedo. “O estágio pode ser decisivo para perceber se de fato você gosta daquilo ou quer alguma outra vertente, mas é importante se colocar à disposição com o intuito de absorver conhecimento. Ganha mesmo quem não tem medo dos desafios.”

Portanto, se depois de ter lido essa matéria se identificou, invista nesse caminho. Busque formas de aprendizado e acompanhe as matérias e vagas do Polo. Boa sorte!

Confira Mais Artigos