11 de novembro de 2019
Home office: vantagens e estratégias
A relação de trabalho moderna é constantemente marcada pelas inovações. Segundo pesquisa do Ibope Conecta, a versatilidade de horário e a possibilidade de atuar de casa ou a partir de outros locais além do escritório são elementos caracterizadores do mundo corporativo atual.
Ganhos
Paola Schoqui, gerente de RH na Magna Executive Search, em Campinas (SP), realiza metade do expediente remotamente todos os dias. “É muito benéfico. Primeiro porque consigo estar focada e ter mais concentração em atividades as quais requerem isso em relação a quando vou para o escritório. Segundo, pois poupo dinheiro de deslocamento, além das horas salvas para produzir conteúdo. Terceiro porque dá maior versatilidade à minha agenda”, afirma.
Veja as principais vantagens:
- Flexibilidade de rotina: evite trânsito e filas.
- Qualidade de vida: aproveite os momentos poupados no transporte público para estar com a família ou cuidar de outras questões pessoais.
- Economia: não gaste em restaurantes, gasolina e passagens.
- Conforto: organize o espaço da maneira desejada.
Táticas
Contudo, para tornar o afazer produtivo, é preciso ter as estratégias corretas. Logo, vale a pena instruir os funcionários na hora de conceder o direito. “Se o empregado for desordenado, haverá um pouco mais de dificuldade no início. Porém, qualquer um pode ser desenvolvido e surpreender com resultados positivos ao desfrutar da modalidade. Inclusive, muitas pessoas são mais eficazes atuando à distância”, pontua a psicóloga Beatriz Santos.
Assim, a dica é gerir os períodos, bem como fragmentar o serviço em pequenas tarefas e estabelecer prazos para elas. Uma forma de aprender isso é por meio do curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Além disso, é preciso manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar a equipe.