Pular para o conteúdo

Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

13 de Maio de 2020

O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho sempre foi um dos maiores desafios de todo profissional que possui familiares aos quais precisa dedicar uma parcela do seu tempo.




Especialmente delicado, neste sentido, é o caso das mulheres, que tradicionalmente possuem o papel de mantenedoras da família, mas que modernamente estão inseridas no mercado de trabalho em pé de igualdade com os homens.

Sem dúvida, cada vez mais, é necessário encontrarmos um equilíbrio entre a vida profissional e trabalho. Isto é válido tanto para homens quanto para mulheres, pois o homem moderno hoje divide por igual os deveres da família junto a sua esposa. 

BUSCANDO O EQUILÍBRIO

Organização é a palavra-chave. Se o profissional não for organizado, em primeiro lugar, não conseguirá cumprir as obrigações do seu trabalho com eficiência, e muito menos conciliar a vida pessoal e trabalho. 

Existem alguns cursos online e gratuitos que ensinam organização para as pessoas em geral. Como a conciliação entre vida pessoal e trabalho é uma questão de organização pessoal, são estes cursos que devemos buscar para o nosso aprimoramento.

Há os cursos gratuitos e aqueles que precisam ser pagos. Vamos começar primeiramente falando dos cursos mais acessíveis – os gratuitos!

CURSOS GRATUITOS DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL

A Escola Virtual da Fundação Bradesco possui um gratuito e online de 10 horas chamado “Organização Pessoal”, onde o aluno aprenderá a se organizar na casa, na escola e no trabalho através da administração do tempo e da organização financeira e curricular.

Ver https://www.ev.org.br/curso/desenvolvimento-pessoal-e-profissional/organizacao-pessoal?return=/cursos/desenvolvimento-pessoal-e-profissional

A plataforma COURSERA, uma das mais populares e reconhecidas do gênero MOOC (Cursos online abertos e massivos, em inglês), também possui um curso de organização pessoal (“Mais eficiência, menos trabalho: Gestão do tempo e a melhora da produtividade pessoal & profissional”) que faz parte de um Programa de Cursos Integrados chamado Sucesso Profissional.

Este curso é gratuito e pode ser integralizado em três horas, e apesar de ser oferecido pela Universidade da Califórnia, ele possui legendas em português do Brasil. 

Ver https://www.coursera.org/learn/work-smarter-not-harder

CURSOS PAGOS DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL

Vejamos agora os cursos pagos de organização pessoal e o que eles têm a oferecer.

Comecemos falando da empresa OZ!, que desde 2005 é especializada em organização pessoal, sendo fundada por José Luiz Cunha, que foi indicado para receber um importante prêmio da associação americana de profissionais de organização em reconhecimento pelo seu trabalho.

Aliás, o site da OZ! apresenta toda a gama de serviços oferecidos pela empresa, que envolvem vários aspectos da organização, desde a organização para cuidar de crianças até a organização necessária em uma empresa. 

A OZ! presta consultorias individuais ou in-company. A empresa também é a primeira do Brasil a emitir a certificação de personal organizer, um nicho de mercado que só tende a crescer, dada às dificuldades de conciliação entre vida pessoal e trabalho.

Ver https://www.organizesuavida.com.br/cursosoz/conheca-a-oz/

Existe também a opção de se contratar um coach especificamente para cuidar da sua organização pessoal, para que você possa conciliar vida pessoal e trabalho.

O importante nisto tudo é que o profissional identifique, em primeiro lugar, que ele possui um problema de organização pessoal e precisa de ajuda profissional. Somente depois disso é que ele deve buscar auxílio para que possa ter uma vida pessoal e trabalho em equilíbrio.

Fonte: Universia

Comentários

Comentários