19 de maio de 2021
Desenvolva sua empatia e criatividade com a arte
Arte é vital para as pessoas, vai na contramão da visão massificada do ser humano, ou seja, além do aparente. Ela exercita nosso coração e ao lidar com as emoções fortalece e estimula a empatia e a criatividade. Por isso, se você está em busca de uma oportunidade no mercado, as manifestações artísticas podem te ajudar nas etapas classificatórias. Veja a nossa seleção para esta semana!
A apresentação conta a história da Berenice e seu encontro consigo mesmo e suas emoções. A chegada de um irmãozinho dispara na menina uma explosão de sentimentos. O título em plural sugere quantas versões de si mesma a pequena conhecerá ao longo da trama. Uma jornada íntima de descoberta de um mundo interior povoado de vivências e comoções construídas pelos artistas em cena, por meio da linguagem do teatro de bonecos e das máscaras. Cinco espaços receberão a obra audiovisual “Berenices”: Teatro Cacilda Becker, Arthur de Azevedo, Paulo Eiró, João Caetano e Alfredo Mesquita. Todavia, a exibição será transmitida simultaneamente na página do Facebook e no canal do YouTube dos teatros e, também, nas mídias sociais do grupo Morpheus Teatro. Não perca!
Johannes Vermeer, célebre pintor holandês é conhecido por utilizar em seus quadros, cores transparentes, pelo uso da luz e por composições inteligentes. Criou algumas das mais primorosas pinturas da arte universal. Suas obras são admiradas pela sensibilidade em trabalhar com efeitos de cor e pela qualidade poética de suas imagens. Agora, pela primeira vez na história, todas as suas criações estão reunidas de modo virtual. Contemple o acervo sem sair de casa.
Uma ferramenta utilizada por diversos artistas é o uso de paletas de cores. De acordo com a psicologia, o cérebro humano identifica e entende diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas. O Google preparou um vídeo com uma seleção de obras de arte marcadas pela presença de tons azuis. Os quadros podem contribuir para uma nova percepção de um aspecto simples do dia a dia: as cores. Muito legal!
Está sentindo falta de lazer regados a muita música e entretenimento? Então, uma boa alternativa é reviver alguns dos grandes marcos da arte sonora. O Woodstock Music & Art Fair foi um festival realizado em 1969, na cidade de Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. Assim, o evento “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música” exemplifica a era da contracultura do final da década de 1960. Um dos maiores momentos na história da música popular. Viaje no tempo conosco!
Dia das mães chegando, então, que tal aprender mais sobre o universo feminino e suas histórias? Afinal, elas vêm sofrendo profundas e irremediáveis transformações e, inclusive, trazem suas pautas para debater com a sociedade. No Brasil, esse processo tem início com a exteriorização da figura feminina, assim, aos poucos, ela começou a se expor nos salões, nos teatros, nas recepções oficiais, nas ruas comerciais das cidades. Então, esse conjunto de fotografias mostram anônimas e famosas e ajudam a contar a narrativa desse público dentro de um universo marcado pela masculinidade. São tratados temas como infância, relações afetivas, maternidade, família, moda, educação, trabalho, lutas pelos direitos e emancipação, participação política, entre outros. Esse é on-line, então, não tem desculpa para não apreciar essa obra!
Fonte: Nube