A especialização propõe atender as necessidades dos docentes em relação a uma educação continuada, promovendo atualizações e revisões de metodologias e práticas docentes em uma realidade em constante transformação. Por isso, o caráter multidisciplinar do curso é essencial e inovador.
Objetivo do curso
Os objetivos do curso de Pós-graduação em Geografia para a Docência: Metodologias e Práticas são:
- Desenvolver, no futuro gestor, a competência de liderar;
- Proporcionar, ao futuro gestor, o desenvolvimento de uma visão empreendedora de gestão;
- Proporcionar, ao futuro gestor, o desenvolvimento de competências que lhe proporcionem uma atuação estratégica e que busque o estabelecimento da qualidade educacional;
- Desenvolver, no futuro gestor, a competência de gerir pessoas e recursos;
- Desenvolver competências no âmbito do planejamento estratégico, coordenação de equipes, desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, a implantação de políticas públicas de forma a acompanhar o desenvolvimento de todo o processo;
- Desenvolver, no futuro gestor, a competência da gestão participativa e democrática.
METODOLOGIA ESPECÍFICA: Os cursos de pós-graduação 4.0i baseiam-se em disciplinas diferenciadas nas quais se observam além dos materiais didáticos assíncronos, webaulas dinâmicas e interativas, de design criativo e colaborativo, ministradas por professores mestres e doutores de reconhecido renome no mercado de trabalho. Os encontros síncronos, também denominados como webaulas duram 2h em média e ocorrem de forma quinzenal. Sendo assim, totalizam-se 2 webaulas por mês em cada uma das disciplinas do curso, exceto para as disciplinas optativas e as disciplinas de Seminários e Projeto de Competências Profissionais e Gestão de Carreira. Ressalta-se ainda a realização de atividade final em grupo a ser entregue ao final de cada disciplina.
Neste sentido, competências profissionais emblemáticas do atual mercado de trabalho são desenvolvidas, tais como: liderança, espírito de equipe, argumentação e senso crítico.