30 de setembro de 2020
Quer saber como conciliar a sua vida profissional e pessoal?
Encontrar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é o sonho da maioria das pessoas que já têm contato com o mercado de trabalho. Afinal, nada melhor que ter bons resultados na carreira, sem deixar de lado o bem-estar.
Na prática, manter essas duas áreas da vida bem organizadas não é uma tarefa tão intuitiva. Por esse motivo, neste post, separamos algumas dicas para ajudar você a conciliar, de maneira mais saudável, a sua vida profissional e pessoal.
Qual é a importância de conciliar vida pessoal e profissional?
Para obter sucesso em qualquer objetivo é preciso, primeiramente, ter uma vida saudável e equilibrada. Isso envolve ter tempo para cuidar de si mesmo (tanto do corpo quanto da mente), fazer atividades de lazer, ter contatos sociais e manter boas relações com a família.
No entanto, em meio à rotina corrida que quase todos os profissionais levam, muitas vezes, algumas atividades necessárias para ter mais qualidade de vida são deixadas de lado — por falta de tempo, de planejamento ou de disposição.
Quando o autocuidado é negligenciado, é comum se sentir mais estressado, ter uma queda da produtividade e da criatividade, entre outros pontos que podem prejudicar não apenas a vida pessoal, como também a profissional. Por essa razão, é fundamental encontrar um meio-termo entre essas duas áreas.
Como fazer essa conciliação?
Então como conciliar a vida profissional e pessoal, na prática? A seguir, veja algumas sugestões para inspirar você a dar um passo para conquistar mais bem-estar, felicidade e saúde no seu dia a dia!
Tenha disciplina
A disciplina é uma das características presentes em profissionais de sucesso. Com as dificuldades que geralmente surgem no meio do caminho, desistir é uma das primeiras coisas que passam na cabeça das pessoas, mas isso faz com que não cheguem a lugar nenhum.
Entretanto, quando se trabalha a disciplina, é possível persistir mesmo nas maiores adversidades e, por fim, alcançar o tão esperado objetivo. É importante lembrar, contudo, que essa não é uma virtude que nasce do dia para a noite. Para desenvolver essa habilidade, é necessário aplicá-la diariamente no seu cotidiano, mesmo nas tarefas mais simples.
Faça o gerenciamento do seu tempo
Uma das maiores dificuldades da modernidade é a gestão de tempo. Você já deve ter percebido como é difícil encontrar horários para fazer tudo o que você gostaria em um dia, não é mesmo? Ao gerenciar melhor a sua rotina, é possível, sim, encontrar espaços para que sejam realizadas todas as atividades essenciais e ainda sobrem horas para descansar.
Para isso, utilizar uma agenda — digital ou física — será imprescindível. Outra dica é fazer o seu planejamento semanal, colocando todos os compromissos nos seus devidos horários e visualizando os períodos de folga que podem ser usados para cuidar da sua vida pessoal — como um passeio com os amigos, visita aos pais, leitura de um livro, entre outras opções.
Compartilhe as responsabilidades
Saiba também que você nunca está sozinho. Tentar tomar conta de tudo só vai fazer com que fique sobrecarregado e estressado. Por isso, peça ajuda nas tarefas em que outras pessoas podem se encarregar, seja no trabalho, seja na sua vida pessoal.
Estabeleça prioridades
Lembra que dissemos que é possível encaixar todas as atividades essenciais na sua rotina? Para isso, é importante estabelecer prioridades. Por exemplo, se uma pessoa querida faz aniversário na semana, mas você gostaria de fazer um trabalho extra, o que deve ser priorizado? Para fazer a escolha, é necessário pensar o que seria mais equilibrado e traria felicidade para ambas as partes.
Uma maneira de priorizar bons momentos na sua vida pessoal é fazer um planejamento financeiro. Como a falta de dinheiro é um dos maiores medos das pessoas, isso vai ajudar você a organizar as suas finanças para que seja possível arcar com todas as suas despesas, sem que seja preciso trabalhar mais do que o necessário e reste tempo para relaxar.
Como você pôde perceber, mudanças simples podem ser feitas para conciliar a vida profissional e pessoal, e, consequentemente, melhorar o seu bem-estar. Por isso, comece a aplicá-las o quanto antes e desfrute de mais qualidade de vida.