20 de abril de 2020

Como utilizar o tempo em casa para otimizar os estudos?


Como utilizar o tempo em casa para estudar?

Diante da atual situação, os ânimos ficam exaltados. É totalmente compreensível! No entanto, vale muito a pena utilizar esse período de isolamento social para otimizar seus estudos. Assim, você não terá tantos prejuízos depois e, ainda por cima, ocupa um pouco a cabeça para não ficar tão apreensivo em relação ao novo coronavírus.

Para tanto, você pode encarar esse momento de organização de forma parecida com quando vai passar o final de semana estudando: com cronogramas, metas e muita disciplina. Veja só nossas dicas!

Crie uma rotina de estudos

O primeiro passo é não encarar esse período como férias. Então, estabeleça uma rotina em casa o mais parecida possível com a sua rotina regular para fazer a gestão do tempo. Tenha horários para acordar, dormir e se alimentar, e crie um cronograma de estudos, que pode ser parecido com a sua grade horária da faculdade.

Organize um local de estudos

Estudar em casa pode ser mais confortável, mas exige muito foco para se concentrar nos estudos. Afinal, o ambiente está cheio de armadilhas que podem tirar sua vontade de estudar, como a televisão, o sofá e a cama. Então, a dica é organizar um local exclusivamente para os estudos, mais tranquilo e longe de distrações.

Escolha os melhores métodos de estudo

A falta de aulas presenciais com professores pode interferir no seu rendimento, especialmente se você é um aluno participativo e que gosta das discussões em sala de aula. Por isso, pense em métodos de estudo que ajudem a melhorar seu desempenho estudando por conta própria.

Por exemplo, fazer mapas mentais e intercalar matérias pode ajudar. Fique de olho também na proposta de enfrentamento da suspensão da sua faculdade: alguns professores podem realizar aulas por videoconferência, publicar podcasts, abrir fóruns online, entre outros recursos.

Use a tecnologia a seu favor

Em tempos de coronavírus, a tecnologia é uma grande aliada para manter a normalidade em muitos aspectos da vida. Nos estudos, WhatsApp, e-books e plataformas de vídeos podem ajudar com as atividades da faculdade, desde a comunicação com os colegas e professores até o contato com conteúdos.

Aproveite para colocar a leitura em dia

Mesmo que seus professores não estejam passando atividades para fazer em casa, utilize esse tempo extra para colocar as leituras em dia. Sabe aquela lista de textos e livros complementares dos programas das disciplinas? Esses conteúdos agregam muito à sua formação, mas a gente nunca tem tempo para ler tudo durante o curso, não é? Esse é o momento!

Fuja das distrações

O mais difícil de estudar em casa é conseguir dizer “não” às distrações — dormir até tarde, ver os episódios novos da sua série favorita e até mesmo conferir demasiadamente as notícias sobre o coronavírus são alguns exemplos de distrações que podem desviar sua atenção dos estudos. É por esse motivo que a rotina é tão importante.

Com horários bem-definidos, você pode estabelecer os momentos certos para relaxar, manter-se informado e estudar. Assim, dá para evitar interrupções desnecessárias nos momentos de leitura e quando estiver fazendo atividades.

Estabeleça metas

Por fim, um dos meios mais efetivos de manter a motivação para estudar é estabelecer metas para si mesmo — inclusive, em relação a matérias futuras. Por exemplo, você pode definir:

  • quantas páginas dos livros teóricos você vai ler por dia;
  • quantas videoaulas vai assistir por semana;
  • qual é o prazo para entregar as atividades;
  • quais conteúdos você vai adiantar toda semana etc.

Enfim, o momento é de grande apreensão e atenção do mundo todo em relação ao novo coronavírus. No entanto, nossas vidas não podem parar completamente e, por isso, vale a pena utilizar o período de isolamento social para otimizar bastante a sua formação.

Confira Mais Artigos