27 de março de 2019

Como se dar bem em uma entrevista de estágio em 7 passos


1. Observe a si mesmo

Quem não se conhece direito, vai falar o quê na entrevista de estágio? Vai pedir ajuda aos universitários? Nem adianta, porque lá você não terá essa chance. Pois então, bem antes da entrevista, pense nas suas experiências profissionais e mesmo se você nunca trabalhou, leve em consideração as situações da sua vida na escola ou em família.

Não leve apenas em conta as suas vitórias, mas também aqueles erros cometidos e o que você aprendeu com eles. Ainda neste momento reflexivo, coloque em um papel os seus pontos fortes e aqueles que você precisa melhorar.

Esse exercício de autoconhecimento é fundamental para você aumentar sua autoconfiança. Quem sabe o recrutador não fará uma pergunta sobre isso? Você vai surpreendê-lo com uma resposta firme e verdadeira.

2. Apresente uma postura profissional

Mesmo que ainda não tenha entrado para a empresa, você precisa conhecer e se comportar de acordo com algumas normas de conduta profissional. Por exemplo, nunca fale mal de um chefe ou colega de trabalho. Isso demonstra uma atitude antiética e pode comprometer seu desempenho na entrevista.

Outra dica é evitar usar gírias e fazer brincadeiras. Durante a entrevista, mesmo se a situação aparentar descontraída, evite fazer piadas, pois você ainda não conhece seus colegas de trabalho e pode ser bastante constrangedor fazer brincadeira com algo que não tem graça. Seja simpático, mas mantenha uma postura mais profissional.

3. Escolha uma roupa adequada

Geralmente, quem se prepara para uma entrevista de estágio, pensa que pode ir com a roupa que desejar. Não é bem assim. Existem empresas que exigem um dress code, ou seja, um código de vestimenta para trabalhar nela e inclusive para ir à entrevista. Então, pergunte a quem convidou você para entrevista ou entre em contato com o RH da empresa para saber se existe algum dress code específico.

Mas, de modo geral, coloque uma roupa um pouco formal. Você pode apostar numa calça jeans lisa, camisa social ou blusa sem estampas chamativas. Use tênis casual ou um sapato mais discreto. Evite vestir camiseta regata ou blusas muito curtas e decotadas. Assim, você terá uma boa apresentação e pode criar empatia por parte dos recrutadores.

4. Pesquise sobre a empresa

Não vá passar o vexame de quando for perguntado sobre a empresa, você não ter ideia do que ela se trata. Durante a entrevista de estágio, é preciso demonstrar conhecimento das informações básicas sobre ela. Faça uma pesquisa sobre o setor de atuação, quais são os produtos e concorrentes, por exemplo.

Também não vá confundir a empresa com a marca produzida por ela. Muitas vezes, o candidato a estagiário diz que sempre consome aquela marca e que toda vez recomenda para os amigos. Nada disso! Esse comportamento vai parecer que você está endeusando a empresa, que é uma atitude não aconselhável. Sendo assim, procure saber mais sobre a imagem daquela empresa para ter mais segurança ao falar sobre ela.

5. Mostre que você quer aprender

Geralmente, quem busca uma vaga de emprego efetivo, preocupa-se bastante com as experiências de trabalho. Algo que não merece tanta apreensão por parte de candidatos a vagas de estágio. O motivo é que como você ainda nem começou sua carreira e ainda está na faculdade, os recrutadores querem saber basicamente sobre as suas potencialidades. Então, o que se deve responder?

Fale sobre seus interesses pela vaga e que quer entrar na empresa para aprender algo. Destaque a sua força de vontade, curiosidade e disposição para se capacitar por meio das oportunidades apresentadas pela empresa. Os recrutadores costumam gostar dos candidatos que se mostram disponíveis ao aprendizado.

6. Demarque seus objetivos durante a entrevista de estágio

Muitas pessoas chegam às entrevistas com metas ambiciosas, como, por exemplo, ser presidente da empresa ou ser a melhor contratação já realizada. No entanto, essas mesmas pessoas se esquecem e até titubeiam na hora de falar de seus objetivos mais práticos e imediatos. Não cometa esse erro!

Deixe claro para o recrutador o que você procura com o estágio. Destaque os conhecimentos adquiridos em sala de aula que gostaria de praticar e as novas competências que deseja obter. Diga também que você pode contribuir com novas ideias e crescer profissionalmente. Um candidato com objetivos definidos, pode ganhar grande apreço por parte dos recrutadores.

7. Seja fiel a quem você é

Algumas pessoas acreditam que inventar novas habilidades durante a entrevista garantirá aquela tão desejada vaga de estágio. Ledo engano. Contar mentiras sobre suas aptidões é algo absolutamente reprovável e pode ter consequências no futuro.

Até, porque, mais cedo ou mais tarde, o seu chefe acabará questionando o porquê da demora na entrega das tarefas, se você mencionou na entrevista que tinha como principal característica a agilidade, por exemplo.

Atitudes assim lhe deixarão malvisto entre os colegas de trabalho e, na pior hipótese, acarretará no seu desligamento da empresa. Portanto, fuja disso!

Seja sempre você na seleção de estágio. Candidatos que se comportam de maneira sincera se destacam por boa sua índole e recebem pontos positivos na avaliação. Entenda que o recrutador é também um especialista em detectar mentiras. Por isso, evite ser desclassificado por contar falsas histórias.

Como observado nos sete passos, é preciso estar ciente de uma série de fatores, como preocupar-se com a roupa para a entrevista de estágio, para sair bem-sucedido em uma entrevista. Pode parecer muita informação, mas com o tempo, e à medida que você for avançando profissionalmente, verá que as seleções ficarão mais fáceis de lidar. Tenha consciência das suas atitudes, capacite-se que, ao final de tudo, o sucesso virá.

Gostou deste artigo? Então aproveite para compartilha-lo nas redes sociais com seus amigos, assim eles podem ver essas dicas e aplicá-las em sua vida profissional!

Confira Mais Artigos