16 de janeiro de 2019
Como dizer não no trabalho?
Apesar de parecer auto-sabotagem, fomos feitos para dizer sim a pedidos, mesmo sem querer. É culpa da natureza humana a necessidade constante de agradar outras pessoas. “A aceitação é vista como um mecanismo de sobrevivência. Recusar, faz você pensar: as pessoas terão uma impressão negativa”, pontua Lauren Moon, senior content marketing manager da Trello.
Segundo a especialista, aceitar outro plano significa esquecer das próprias atividades. Isso impacta diretamente sua produtividade. “Concentrar-se em questões relevantes é a chave para se ter um volume de trabalho mais coeso e, por fim, um resultado final melhor. Para isso, você precisa estar consciente do seu próprio gerenciamento de tempo”, evidencia.
Para isso, Lauren indica utilizar o conceito DOC para te ajudar quando se sentir pressionado e ponderar se vale a pena aceitar uma nova proposta:
D, de distração do dia a dia: considere se vai tirar o foco de suas responsabilidades normais do serviço ou será apenas um complemento.
O, de objetivos relacionados: identifique se o pedido está alinhado às suas metas ou se pode afetar diretamente o negócio.
C, de considere o lado positivo: talvez você esteja buscando fazer uma transição para novos aprendizados e esse afazer vai colaborar para demonstrar essa intenção.
Pensando nesse último ponto, Karoline Rigacci, dificilmente diz não e está sempre disposta a contribuir. Para a estudante de psicologia, o principal motivo de sua atitude é o crescimento próprio. ”Precisamos sempre buscar o melhor para aprimorar nossos conhecimentos e superar as dificuldades”, conta a jovem.
Lembre-se: não há problema em tomar esse comportamento, se não colocar em risco o seu próprio bem-estar. “O poder de aprender a dizer não traz liberdade e quanto exercemos esse direito, mais a vontade nos sentimos”, finaliza Lauren.
Fonte: Nube