28 de setembro de 2018
Como descobrir minhas competências?
Na hora de escolher um ofício, nem todos sabem por onde começar. Afinal, podemos ter interesses múltiplos, bem como considerar o salário e as possibilidades de progressão. Porém, antes de qualquer decisão precipitada, é fundamental compreender quem somos. A acadêmica da Universidade Federal Fluminense – UFF, no Rio de Janeiro (RJ), Sayuri Arimori, valoriza a autoconsciência. “Costumo refletir sobre os momentos mais difíceis enfrentados e como fiz para superá-los. Analisá-los me faz ter uma visão melhor acerca dos meus pontos fortes e fracos”, comenta a jovem.
De acordo com Adriana Cubas, coach de carreira, o método de olhar para dentro deve ser constante. “Entender quais são seus comportamentos positivos e negativos é essencial para o crescimento e êxito profissional”, afirma. Na avaliação dela, é necessário colocar a mão na massa e enxergar além dos feedbacks ruins. “Autoconhecimento se adquire estudando, refletindo, mensurando resultados, observando os erros e aprendendo com eles. Processos de coaching, mentoria e até terapia são grandes aliados, a fim de mantermos a habilidade em movimento de forma saudável”, explica. Vale seguir outras recomendações da consultora:
Qualifique-se: realize cursos de idiomas, participe de workshops e demais oportunidades de educação na área desejada. Isso vai agregar valor e aptidões relevantes para o mercado de trabalho.
Faça networking: utilize os sites de relacionamento especializados em conexões corporativas. Assim, terá acesso às empresas e colaboradores de diversos setores e poderá iniciar o encontro dos talentos.
Não espere nada cair do céu: aproveite cada chance para abrir seu campo de negócios, absorver, procurar e adquirir capacidades e experiências.
Conhecer a si mesmo impulsiona o desenvolvimento e vontade de ir além. Invista em você!
Fonte: Nube