Pular para o conteúdo

Carreira O que deve ser evitado em uma entrevista de emprego

20 de maio de 2019

Para evitar deslizes durante sua apresentação, que é quando ocorre uma avaliação determinante na sua carreira, veja exemplos de perguntas e respostas na entrevista de emprego e confira algumas dicas sobre o que deve ser evitado diante do recrutador.




Quando você é convidado para uma entrevista de emprego, você confirma que seu currículo estava bem desenvolvido e que conseguiu se destacar aos olhos do recrutador. Então chegou o momento de se preparar adequadamente para sua entrevista de emprego.

Após estudar a empresa, a vaga para qual se candidatou e se preparar para as perguntas pessoais e profissionais é o momento de aprender o que deve ser evitado em uma entrevista de emprego, afinal durante a entrevista sempre vem aquele nervosismo que pode te prejudicar na hora de comprovar as informações descritas no seu currículo.

Para evitar deslizes durante sua apresentação, que é quando ocorre uma avaliação determinante na sua carreira, veja exemplos de perguntas e respostas na entrevista de emprego e confira algumas dicas sobre o que deve ser evitado diante do recrutador:

Atitudes impróprias em uma entrevista de emprego

Tenha em mente que durante toda a entrevista de emprego você deve demonstrar como suas experiências, conhecimentos e competências trarão vantagens e benefícios àquela instituição.

E lembre-se que se trata de uma apresentação onde você está sendo avaliado e que cada detalhe conta.

1 – Não se preocupar com a imagem

A aparência conta muito durante sua apresentação profissional, por isto você deve avaliar o tipo de roupa que se adéqua ao perfil daquela empresa que está se candidatando e vestir-se de acordo, pense na imagem que você espera passar ao recrutador.

Na dúvida, busque vestir tons mais neutros e prefira modelos mais discretos, formais e simples, afinal é importante evitar exageros na aparência, já que o foco deve estar nas habilidades que o qualificam como profissional.

2 – Chegar atrasado à entrevista de emprego

Chegar atrasado à entrevista de emprego passa uma imagem de falta de seriedade, falta de profissionalismo, desorganização e falta de comprometimento.

Então se programe para chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência.

Assim que tiver a informação do local da entrevista pesquise as possibilidades de rotas e pontos de referência para o endereço. E caso perceba que vai se atrasar, ligue para a empresa avisando e pedindo orientações se será remarcado ou deve comparecer mesmo atrasado.

3 – Falta de postura

Os gestos, expressões faciais e a postura corporal são fatores muito importantes, pois ajudam a causar uma boa impressão durante a entrevista de emprego visto que transmite mais segurança, tranquilidade, interesse, atitude e foco.

Por isso mantenha uma postura alinhada, gestos leves e mantenha contato visual.

4 – Falta de preparação

Conhecer a empresa e os aspectos da vaga para a qual se candidatou é muito importante para obter desinibição e naturalidade evitando assim limitações e constrangimentos, que podem demonstrar falta de interesse.

O correto é pesquisar a empresa, sua área de atuação, historia e valores.

5 – Não saber ouvir

Mantenha o foco na entrevista, ouça com atenção todas as informações e perguntas que lhe forem feitas. Não interrompa o entrevistador, pois alem de falta de educação demonstra falta de interesse ou dificuldade de entendimento.

6 – Não ter desenvoltura durante a conversa

Primeiramente mantenha um tom de voz firme, suave e em ritmo sincronizado para demonstrar domínio do assunto e seriedade.

É muito importante ter muito cuidado com a linguagem, por isso evite gírias, palavrões ou piadinhas que possam ofender ou causar constrangimentos.

7 – Mentir na entrevista de emprego

Não minta durante sua entrevista. O recrutador é um especialista em analise comportamental e tem total capacidade de identificar uma mentira.

O objetivo é valorizar suas qualidades e qualificações condizentes com o cargo para o qual se candidatou com sinceridade e foco.

8 – Expor demais a vida pessoal

Lembre-se que se trata de uma apresentação profissional, então só compartilhe informações de hobbies ou atividades extracurriculares em casos que seja capaz te auxiliar a comprovar competências importantes e relevantes para qualificá-lo para a vaga pretendida.

Agora que você já sabe o que deve ser evitado em uma entrevista de emprego, acredito que já está pronto para começar a se adaptar a novos hábitos comportamentais que te ajudarão a manter a calma e controlar sua ansiedade para conquistar o recrutador.

Fonte: Administradores

Comentários

Comentários