25 de abril de 2022


Lidar com outras pessoas não é uma tarefa fácil. É por isso que o gerenciamento de conflitos se torna tão importante em diversos aspectos da vida. Quando o assunto é carreira, isso se mostra essencial para ter um bom desenvolvimento. Gerenciar conflitos no ambiente de trabalho é mais do que apenas evitar que uma briga ocorra. Trata-se de saber como trabalhar em equipe e buscar manter o melhor clima organizacional possível. Neste post, vamos mostrar como o gerenciamento de conflitos é capaz de potencializar o crescimento da sua carreira e dar algumas dicas de como desenvolver essa habilidade. Acompanhe!  

A relação entre o gerenciamento de conflitos e o crescimento na carreira

Um conflito nada mais é que uma situação em que duas ou mais partes apresentam discordância. Isso pode surgir de diversas maneiras, seja direta, com discussões e atritos entre as pessoas, ou de forma indireta, na qual o contexto influencia o surgimento do problema. Saber lidar com situações desafiadoras é uma das características de quem apresenta inteligência emocional, como diversos livros sobre Administração mostram. Por esse motivo, é uma qualidade profissional muito procurada no mercado. Mais que inteligência emocional, aprender a administrar conflitos é um aspecto importante para a convivência no ambiente de trabalho. Além disso, ter respeito com as diferenças pessoais e manter uma comunicação não-violenta são atitudes que indicam habilidades interpessoais valiosas. Demonstrar essas características é importante para reforçar os seus talentos, de modo que mais pessoas passem a valorizar a sua atuação no ambiente de trabalho. Por esse motivo, o gerenciamento de conflitos se torna uma habilidade fundamental para quem visa um bom crescimento na carreira.

As melhores práticas para gerenciar conflitos no trabalho

Existem diversas maneiras de colocar em prática a gestão de conflitos, sobretudo no trabalho. A seguir, confira algumas atitudes importantes!

Evite fofocas

Grande parte dos conflitos em um local de trabalho pode surgir de comentários aleatórios sobre outras pessoas. Evitar participar de fofocas ou divulgá-las é um gesto fundamental para prevenir desentendimentos e constrangimentos.

Mantenha o respeito

Respeitar as outras pessoas é uma característica essencial para o desenvolvimento pessoal, no geral. Por esse motivo, esse comportamento também deve ser mantido no trabalho, ainda mais tendo em vista que é necessário lidar com indivíduos de diferentes origens, crenças, personalidades, entre outros aspectos.

Abra-se ao diálogo

Ao manter o respeito ao próximo, evitar fofocas e se propor a conversar com as pessoas, é possível cultivar um relacionamento saudável entre os colegas de trabalho. O diálogo tem um grande poder de evitar situações desagradáveis e desentendimentos por falhas na comunicação.

Dicas de como desenvolver a habilidade de gerenciar conflitos

Desenvolver a habilidade de gerenciar conflitos, como visto, não é uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas atitudes que você pode tomar para essa finalidade. Uma delas é praticar em casa, com os amigos e familiares. Saber evitar desentendimentos nas suas relações sociais é o primeiro passo para que esse comportamento se manifeste também no ambiente de trabalho. Além disso, buscar o autoconhecimento só trará vantagens, tanto no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua rotina quanto para o crescimento na carreira. Como visto, o gerenciamento de conflitos tem uma forte influência no relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho. Consequentemente, essa qualidade se reflete positivamente em sua carreira, contribuindo para uma construção de uma boa imagem profissional.    

Confira Mais Artigos