9 de maio de 2018

6 passos para ser criativo no estágio


Com os desafios atuais do mundo corporativo, uma exigência se faz presente, tanto em processos seletivos, como na prática de um estágio ou aprendizagem: o aproveitamento de sua imaginação. Sugestões e fórmulas diferentes para pensar em soluções para os problemas das empresas é uma tarefa difícil, porém, não é impossível.

Gabriela Amaro, estuda psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e já estagia na área. Para ela, essa característica é sempre bem-vinda. “No ambiente empresarial, somos pegos por situações as quais exigem certo ‘jogo de cintura’, ainda mais para mim, como estagiária”, afirma. Ainda segundo a universitária, essa habilidade é imprescindível, pois é uma das mais procuradas em entrevistas. “Nas etapas de dinâmica em grupo, por exemplo, buscaram, principalmente, esse aspecto em mim”, conclui.

Para Tiago Petreca, consultor e palestrante, de Campinas, a dificuldade atual em ter uma mente criativa se dá pela quantidade de informações recebidas diariamente. “O volume exacerbado pode se tornar uma barreira para o surgimento de ideias originais e a dúvida passa a ser: como sugerir novas maneiras de pensar em meio a um turbilhão de informações?”, explica. Para o especialista, “precisamos fazer um movimento de contração, no sentido de enxugar, escolher e selecionar dados realmente relevantes”, relata.

Por isso, Petreca listou seis dicas vitais para encontrar a originalidade e se destacar no meio da competitividade. São eles:

1. Tenha claro o porquê ser mais criativo. É muito comum querermos fórmulas prontas para resolver nossos problemas, mas é preciso entender, primeiramente, suas demandas.

2. Identifique o problema. Seja em uma tarefa não resolvida, uma situação em seu departamento, até mesmo a necessidade de criar um novo produto.

3. Se questione. “Por que chamo isso de dificuldade?”, “quais os ganhos se eu solucionar – ou não – essa questão?”.

4. Como resolver? Depois de entender plenamente esses aspectos, busque criar perguntas para tentar esclarecer os obstáculos.

5. Divagando! Deixe sua mente “viajar” um pouco. Busque fazer algo bem diferente, sem esforço. Você pode ler um livro, desenhar, assistir algum programa divertido ou até mesmo correr.

6. Recomece. Caso ainda nenhuma ideia lhe tenha ocorrido, volte para responder às perguntas do item 4.

Agora, você já sabe como fazer seu cérebro funcionar e se tornar uma máquina de bons e inusitados pensamentos. Com isso, seu perfil fica mais forte e você assume cada vez mais posições de prestígio em sua trajetória.


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos