16 de novembro de 2020
5 passos para escolher o líder certo para o seu time
Em momentos de crise, se torna ainda mais necessário escolher a pessoa certa para liderar seus times. Cada empresa tem uma dinâmica, mas, acredite, existem alguns parâmetros os quais podem ajudar todas a chegar mais perto do perfil desejado. Assim, vale conferir algumas dicas para escolher o líder certo para seu time.
Marcelo Arone, headhunter e especialista em recolocação executiva, é taxativo: a pandemia mostrou quem é um dirigente de verdade. “Não adianta mais apostar em uma postura centralizadora, imatura, a qual manda e não sabe fazer”, explica ele. O especialista ainda reforça: “o gerente certo, a partir de agora, é um executor/inspirador. Ou seja, é ele quem vai levar a empresa a um outro patamar”.
Arone elenca 5 passos para uma escolha e contratação de líderes de maneira mais assertiva. Veja:
Passo #1
O líder do futuro é descentralizador, sabe delegar e observar as qualidades do seu time, para direcionar de forma certa. Então, o primeiro passo para contratar o melhor gestor para suas equipes é escolher alguém capaz de trabalhar com elas.
“Não adianta ter um PhD na direção das ações da sua empresa se ele não tem habilidade para trabalhar com outras pessoas”, afirma o especialista. Na visão dele, a pandemia veio mostrar, entre outras coisas: precisamos uns dos outros e, por isso, o chefe precisa ser agregador.
Passo #2
O guia do futuro sabe “ler” as pessoas. Precisa ter inteligência emocional e empatia. “Deve conhecer e reconhecer os limites e as qualidades da equipe dele, saber como extrair o melhor do grupo”, explica Arone. Por isso, é necessário ser bom não apenas no serviço, produto e mercado de atuação, mas também com os profissionais com os quais vai lidar.
Passo #3
Outra característica forte do novo coordenador é ser um exemplo, não apenas na área dele, mas também uma referência para outros setores com os quais ele se relacione. “Ele é o detentor da cultura da empresa. Todos os colaboradores precisam, obviamente, ter uma relação com isso, mas o diretor é o representante e é ele quem contamina tanto para o bem quanto para o mal os seus times”, reforça Marcelo.
Passo #4
“O novo líder deverá ser ágil, atualizado, conectado com as tendências do negócio em si, do mercado, da cultura da empresa onde atua. Será um executor e vai levar seus times com ele”, lembra o especialista. Ou seja, é preciso estudar, avaliar e buscar soluções de forma rápida e conectada com o futuro.
Passo #5
Outro passo importante, na opinião de Marcelo, para escolher o dirigente, é observar se ele deixou um legado ou foi reconhecido por onde passou. “Para cada processo de seleção de um gerente, as empresas precisam fazer uma pesquisa de referências, para entender o legado e a história construída pela pessoa. Notar se teve ciclos sólidos na carreira dele, ou se teve passagens mais superficiais em outras companhias”, enfatiza.
Arone lembra: é interessante observar se a pessoa já reverteu cenários adversos. Se, em situações complexas, se sobressaiu: “a pandemia ajudou muito nesse processo. O bom gestor passa por altos e baixos. Nesse caminho, ele se forma e constrói sua carreira. Para o especialista, uma coisa é certa: mesmo seguindo com foco na produtividade e no resultado, o novo líder precisa ser cada vez mais humano.
Fonte: Nube