16 de agosto de 2019

5 dicas para melhorar sua produtividade diante de muitas tarefas


1. Estabeleça prioridades

Parece clichê, mas a falta de prioridade ainda é um dos maiores fatores de perda de produtividade das pessoas. Antes de mais nada é preciso entender que não é possível estabelecer prioridades sem um bom planejamento. Ao planejar você define em quais tarefas e projetos você empregará seu tempo e energia, que são finitos. Claro que surgirá imprevistos e tarefas urgentes, mas o ideal é que seja traçado objetivos para o dia, semana, mês e ano.

2. O Feito é melhor que perfeito

No livro A coragem de ser imperfeito da autora norte-americana Brené Brown diz: ‘Costumo lembrar a mim mesma a célebre frase de Voltaire: “Não deixe o perfeito ser o inimigo do bom. ” A caminhada de 20 minutos que eu faço é melhor do que a corrida de 4 quilômetros que eu não faço’. O perfeccionismo pode ser visto como uma virtude, mas muitas vezes ele pode se tornar o principal motivo da procrastinação e baixa produtividade. Claro que devemos fazer as atividades com a melhor qualidade possível, mas sempre levando em conta os recursos e o tempo disponíveis.

3. A falácia do Multitarefa

Diversas pesquisas já comprovaram que as pessoas monotarefa produzem em torno de 20 a 30% mais que pessoas multitarefas. Basicamente o nosso cérebro não consegue fazer mais de uma atividade cognitiva ao mesmo tempo, o que ele faz é alternar entre diversas atividades e essa alternância gera uma queda na produtividade. Alguns métodos de gerenciamento de tempo preconizam que devemos focar um determinado tempo na execução de uma tarefa fazendo pequenos intervalos.

4. Cuidado com o microgerenciamento

O dicionário Merriam-Webster define micromanagement (microgerenciamento) como “dirigir controlando em excesso ou prestando muita atenção aos detalhes”. O microgerenciamento acarreta a improdutividade não só do gestor, mas de toda a equipe, sem falar nos efeitos negativos que a falta de autonomia e baixa autoestima traz para a equipe. O melhor caminho deve ser capacitar, melhorar a comunicação, delegar e confiar na equipe, não existe só uma forma de solucionar o problema.

5. Aprenda dizer “não”

Nem sempre é fácil dizer “não”, mas as vezes é necessário e muitas pessoas por medo de ser indelicado ou inconveniente não conseguem dizer essa pequena palavra de apenas três letras. Por isso dizem sim para tudo e todos, mesmo quando sabem que não conseguirá entregar a solicitação a tempo. Poder ajudar é muito bom, mas tenha cuidado para não está se sobrecarregando e/ou atrasando tarefas prioritárias. Seja transparente e educado e, se possível, contribua com ideias ou alternativas para ajudar a pessoa.

Fonte: Administradores

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